segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ultreya VI - De Allariz a Santiago, pelo Camino Sanabrés

Queridos Amigos e Co-Peregrinos



Já tenho novidades sobre a nossa Peregrinação Ultreya VI.


Como alguns já sabem, assumi o compromisso por Fé, Serviço e Missão de peregrinar a Santiago até que as pernas o permitam. E mesmo depois disso, quando as pernas já não o permitirem, passarei a ir de autocarro, carro, sei lá... o que a tecnologia me disponibilizar  e Deus me colocar como Caminho.


Mas e entretanto, vou continuando a pé pelos Caminhos ainda por mim não percorridos. São 7 os Caminhos de Santiago: o portugês, o francês, o inglês, a via da prata/sanabrés, o do norte, o primitivo e o de finisterra. Destes já cumpri 4, dado que o protuguês como a maioria sabe, fi-lo 2 vezes. E quero cumprir esse 7 antes de pensar em repetir mais algum.


Venho aqui confirmar que iremos percorrer o Caminho Sanabrés desde Allariz a Santiago em 2011.


Já temos a confirmação da disponibilidade de alojamento, de acordo com a minha busca e as poucas hospedarias que existem neste caminho. Mas, a beleza dos montes, o contacto profundo com a Natureza, numa região pouco devastada pelo Homem, vai valer a pena percorrer.


Há poucos meses vi uma reportagem na TVE ou TVGalicia sobre este Caminho e apaixonei-me. Tenho a certeza de que tiraremos muito partido dos silêncios, e de toda a experiência mística, transcendente e humana que iremos retirar deste percurso. O caminho interior mental, físico, espiritual e emocional que faremos, irá renovar-nos e ajudar-nos a carregar as baterias para mais 365 dias. Esse será o prémio.

E o desafio será ter de voltar a dormir no mesmo Hotel nalguns dos dias por mais de 1 noite. O que significa que necessitamos de transporte à noite para nos levar de volta e de manhã para nos voltar a colocar na “casa da partida”. Mas não se preocupem... tudo está a ser organizado e tudo se irá tonar fácil e até divertido.


Eu estou a fazer a minha parte, de organizar o melhor que posso e Santiago está a fazer a sua: trazer até nós tudo o que precisamos 

Assim, iremos dormir nos seguintes locais:
em Allariz no Hotel AC Vila de Allariz, um 4 estrelas com Spa numa vila ancestreal de grande beleza histórica e cultural; em Ourense, no Hotel GH Ourense de 4 estrelas, em Silleda, no Hotel Spa Oca Katiuska, de 4 estrelas e Spa, em Ponte Ulla no Hostal O Cruceiro de 2 estrelas e já em Santiago no habitual Hotel Hesperia Peregrino, de 4 estrelas que sempre tão bem nos tem acolhido, desde há vários anos. E onde podemos novamente deixar os carros no dia em que iniciamos a Peregrinação, para como de costume estarem à nossa espera quando chegamos a Santiago. Depois explico como tudo vai funcionar.

E já agora vejam a vantagem de não ter de fazer e desfazer malas todos os dias e ainda... ter alguns alojamentos com mimos tão bons como um Spa  Prometo que me vou informar sobre os preços e condições dum Relax/tratamento/circuito/ Massagem e também negociar o jantar em cada local, tal como aconteceu ano passado, que se tornou menos cansativo, do que andar à procura de restaurante depois dum dia a caminhar e sem conehcer as localidades e até mais económico com o preço e a ementa pré-contratada.


Apesar de ficarmos na sua maioria em Hoteis de maior conforto, mesmo com o mesmo número de noites do ano passado, consegui obter o mesmo preço de 2010.  Fica pendente o valor do Minibus que nos transportará de Santiago a Allariz e os transportes entre Hotel e percurso sempre que necessitarmos, o valor do Botafumeiro e das Credenciais. Quanto aos jantares só depois de negociar com todos.


Mas disto falamos depois e logo que saibamos quantos somos.


E em breve vos darei o plano de pagamentos que estou a combinar com a Agência de modo a pagarmos de forma faseada. Torna-se mais fácil, verdade?

Uma vez mais e pela dificuldade de haver poucos alojamentos, necessitamos comprometer-nos com a intenção de irmos, com a maior brevidade. Para que consigamos ter hotel assegurado e podermos ficar todos juntos.


Este ano não podemos ser tantos como ano passado pois temos uma logística mais complicada. Agradeço que me digam realmente se sempre pretendem ir. Irei fechar as inscrições mais cedo. Primeiro estão os que já peregrinaram e depois é que abrimos inscrições a “novos”. Mas acreditem que se for este ano o vosso ano e o grupo Ultreya o vosso grupo haverá lugar para vós.


Volto a recordar sobretudo para os “novos Peregrinos” que se trata duma Peregrinação em grupo, com tudo que isso implica: ser cumpridor com o pré-estabelecido, aceitar decisões, aceitar que estamos a tentar o melhor para o bem de todos, rezar, meditar, cantar, fazer patuscadas, rir, conversar, fazer silêncios, escutar os outros, confiar e abrir o nosso coração a outros, aceitar os outros, diferentes de nós, com vidas, expectativas, experiências, feitios, profissões, idades, gostos muitas vezes totalmente diferentes. Mas... unidos por uma intenção: peregrinar e chegar a casa do Senhor Santiago. E isso é mesmo o que nos une e nos faz estar abertos a receber, dar e levar no regresso às nossas vidas uma atitude para Viver de forma diferente. Mudar por dentro, pois após cada Peregrinação não voltamos iguais e nunca mais voltamos a ser as mesmas pessoas  Todos sabemos que um Peregrino já chamou a Ultreya um Peregrinamento, pois é um mix de Peregrinação com Divertimento. Mas por isso mesmo, porque levamos todos os matizes de cada um dos Peregrinos e da Vida, tem sido tão harmonioso e gratificante.

Outro ponto que quero reforçar e do qual depende o sucesso da Peregrinação é a presença nas reuniões, estarmos presentes em cada encontro cá em casa. Precisamos conhecer-nos mais e melhor, acolher os novos, e entrar no espírito de Ultreya. E qual é? É especial porque levamos Alegria, Amizade, Tolerância, Oração, Cânticos, Sensibilidade e também todas as nossas limitações e dificuldades. Por isso, para que aprendamos a ver no outro o seu melhor e relevar o seu pior, se formos “oleando” os relacionamentos e fazendo a preparação espiritual, de ano para ano o Grupo Ultreya cada vez está melhor... Fundamental estar presente nos encontros.
Acrescentem também os encontros das cantorias que irei programar.


Também vos quero dar uma outra boa notícia. Já temos garantido que faremos a Leitura da Missa do Peregrino às 12h00 do dia seguinte à  chegada a Santiago. Lá estaremos aos pés de Santiago a levar as nossas intenções, a dos nossos familiares e amigos e a agradecer-lhe todas as Bençãos da nossa Vida: a Coragem, o Medo, a Fé, a Dúvida, o Erro, a Queda, o Recomeço, a Vida, Tudo 


Cá fico à espera das vossas notícias, e que também coloquem as vossas questões para vos poder esclarecer.


Em breve entrarei em contacto de novo.


Um abraço santiagueño, caloroso e igual ao que damos a Santiago quando lá chegamos. Escrevam e questionem.


Isabel